Buscar
  • Central de Associações

Sustentabilidade para quê?



Sei que muita gente acha a temática da sustentabilidade algo maçante e até mesmo irrelevante, pois, aparentemente, esse assunto não parece afetar o nosso cotidiano. Porém, eu vou tentar ser o mais direto possível para que as pessoas entendam a minha preocupação: ou a gente cuida do nosso planeta, ou não haverá amanhã para a nossa espécie - simples assim.


Não existe outro lugar no universo para onde possamos fugir. A Terra é o nosso único lar dentro da escuridão implacável do cosmo. O espaço interestelar é absolutamente hostil e nocivo à vida como conhecemos, logo, o nosso planeta é tudo o que temos e o único lugar do universo onde podemos existir. Adicione a isso o fato de que os recursos naturais do planeta são limitados e que a nossa espécie está consumindo esses recursos como se eles fossem infinitos. E também acrescente nessa conta o aumento progressivo do efeito estufa, a degradação da camada de ozônio e as chuvas ácidas, que são consequências diretas da forma irresponsável do uso do meio ambiente.


Tomando conhecimento desses fatos, nós precisamos tanto individualmente quanto coletivamente contribuir de alguma maneira para o desenvolvimento sustentável da nossa forma de viver. Caso contrário, toda a vida no planeta corre o sério risco de desaparecer para sempre.


Espaçonave Terra: o nosso único lar no cosmo

Sobre a escassez da água potável


Não é mais tolerável que as pessoas continuem vivendo como se o planeta existisse apenas para o deleite da nossa geração. Se não houver um controle do desperdício de água, da poluição dos rios e das construções que degradam as mananciais, certamente entraremos num colapso. Um surto de desabastecimento poderá afetar seriamente as futuras gerações devido ao nosso mau uso da água. Não temos o direito de fazer os nossos filhos e netos sofrerem pela falta da água que desperdiçamos hoje. 


Além disso, em um caso mais extremo, a falta de água potável poderá gerar guerras entre as nações desabastecidas. E guerras no século XXI me causam calafrios devido ao provável uso de armas de destruição em massa.


A falta d'água poderá nos levar a uma guerra

0 visualização

centralseabra.comunicacao@gmail.com

(75) 3331-1461 / 9 9966-1553

Av. Franklin de Queiroz, 657, Seabra-BA

© 2018 - Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento - Todos os direitos reservados.