• Luana Barros

FIQUE LIGADO NO PROJETO!

Edital nº 14 - Seleção de Subprojetos Socioambientais para Conservação e uso Sustentável da Biodiversidade | Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - car.ba.gov.br

O edital para seleção de subprojetos socioambientais para conservação e uso sustentável da biodiversidade é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), o Instituto do Meio Ambiente (INEMA) via Diretoria de Unidades de Conservação (DIRUC), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR. Seu foco é o fomento a conservação e uso sustentável dos ecossistemas, associado à produção sustentável, valorizando a população tradicional e extrativista que vive nas Unidades de Conservação, gerando oportunidades socioeconômicas para as comunidades, com inclusão socioprodutiva e alternativas criativas e diversificadas de renda para agricultores familiares, extrativistas e outros povos e comunidades tradicionais.

Entre os projetos que podem ser selecionados estão o manejo sustentável dos ecossistemas com extrativismo e plantios de espécies da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, agregando valor e viabilizando a comercialização de produtos como polpas de frutas, doces, sorvetes, forragens nativas para feno e silagem, mel de abelhas sem ferrão, oleaginosas, resinas, tinturas e fitoterápicos, entre outras. Outras opções são a recuperação de nascentes, matas ciliares, solos degradados e desertificados, produção de base agroecológica, turismo de base comunitária, étnico, gastronômico, ecológico e rural.

A iniciativa irá disponibilizar R$ 22,5 milhões, a serem distribuídos entre os 75 projetos socioambientais que deverão ser selecionados. Os Territórios de Identidade – TI beneficiados serão: Bacia do Paramirim; Litoral Sul; Bacia do Rio Corrente; Metropolitano de Salvador (Excetuando-se o município de Salvador); Bacia do Rio Grande; Médio Rio de Contas; Baixo Sul; Piemonte do Paraguaçu; Chapada Diamantina; Recôncavo; Costa do Descobrimento; Vale do Jiquiriçá; Extremo Sul; Velho Chico e Irecê. Serão, no máximo, cinco projetos por TI, com valor máximo por Subprojeto de 300.000 reais.

Segue o link para mais informações:  http://www.car.ba.gov.br/node/11940

0 visualização