JUSSIAPE

Jussiape é um município brasileiro do estado da Bahia na Chapada Diamantina. Localizado na Mesorregião do Centro-Sul Baiano e na Microrregião de Seabra. Sua população estimada em 2010 era de 8,031 habitantes, o município tem dois distritos, um de mesmo nome e o distrito Caraguataí.

Fundada a 9 de julho de 1962, Jussiape está localizado na parte meridional da Chapada Diamantina, limitando-se com os municípios de Abaíra, Ibicoara, Rio de Contas, Mucugê, Ituaçu e Barra da Estiva.

O município é banhado pelo Rio das Contas e a sua sede fica situada nas margens deste rio. Está incluso no circuito do ouro e possui uma rica história, preserva seus costumes e suas tradições folclóricas e agrega em seu território belezas cênicas singulares como as cachoeiras do Canta galo e do Bicho, as grutas da Tapera e da Tabatinga, a Toca da Onça no Espinho, a Serra da Itobira, os garimpos antigos de Pedro Silva e Beta da Tavinha, o balneário Rio da Barra, em Caraguataí, os rios: Água Suja, das Contas e Taquarí, as barragens: Rosalvo Borges, João Batista Luz e Inácio Alencar dentre outras atrações turísticas. Há também, sítios arqueológicos significativos, a exemplo das representações pictóricas inéditas da Serra da Tapera e as pinturas rupestres do Espinho. Sua emancipação política ocorreu em 1962. Está localizada na microrregião de Seabra, no estado da Bahia com área territorial de 523 km² e dista 760 km da capital Salvador.