BONINAL

Boninal é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população estimada em 2010 é de 13.695 habitantes, com uma quantidade significante rural. Localizada na Chapada Diamantina, tem seu nome estabelecido em função da bonina, uma flor que, inclusive, se assemelha a flor produzida pela plana "quibento". Antes de se tornar Boninal, este município também já se chamou Freve, Sumidouro e Guarany.

Boninal é a queridinha da Chapada pois, assim como as cidades da Chapada Diamantina que ladeiam, tem uma beleza única, com habitantes hospitaleiro que transbordam simpatia, além de muito alto astral,somando isto a tranquilidade de uma cidade do interior.

Em 1915, o arraial de Sumidouro é elevado à vila com o nome de Guarani e é também criado o município do mesmo nome com território desmembrado do de Bom Jesus do Rio de Contas, que em 1931 é extinto e anexado ao de Anchieta (atual Piatã). Em 1961 é restaurado. O topônimo posteriormente adotado de Boninal, foi em virtude da existência de muitas boninas, flor de 4 horas.

LAGO DA CACHOEIRA DOS ÍNDIOS - BONINAL - BA